5 dicas essenciais ao planejar uma viagem internacional

Viajar é um dos programas favoritos de muita gente. Quem é que não gosta de conhecer novas paisagens e viver boas experiências naquele país que sempre quis conhecer? Mas na hora de organizar o passeio, o prazer pode dar lugar às preocupações. Para que isso não aconteça, nada melhor do que procurar por dicas de viagem internacional.

Planejamento é fundamental para que tudo dê certo ao chegar no destino dos seus sonhos. Foi pensando nisso que preparamos 5 dicas de ouro para lhe ajudar. Confira!

1. Verifique a documentação necessária

Você escolheu para onde quer viajar, e agora? O próximo passo é verificar os trâmites para a entrada no país. Cada destino tem regras próprias, por isso, é importante saber quais documentos ter em mãos na hora de passar pela imigração.

Nos países da América do Sul, por exemplo, brasileiros podem ingressar apenas com o RG em bom estado. Na maioria dos países europeus, não é necessário visto, mas é obrigatória a apresentação de passaporte. Já nos Estados Unidos, o visto é exigido.

Além dessa documentação principal, outras podem ser necessárias a depender do lugar, como é o caso das certificações de vacinação. Em locais onde o controle de imigração é rigoroso, também é bom estar munido de passagem de retorno e demais documentos que comprovem sua intenção de ida a turismo.

2. Pesquise passagens com antecedência

Os planos se concretizaram e chegou a hora de comprar as passagens. Ótimo! Mas para garantir lugar no voo e, principalmente, economia, procure pesquisar muito e com antecedência.

Compare preços entre as companhias aéreas (existe sites e aplicativos que fazem isso para você) e não deixe para fechar a compra em cima da hora. Quanto mais próximo da data de partida, mais cara a passagem. Uma boa margem de tempo para fazer a compra é em torno de 3 meses antes da viagem.

Além do custo, repare também nos horários dos voos, duração e conexões. Às vezes, compensa uma opção mais cara, mas que oferece maior conforto e rapidez.

3. Escolha a hospedagem ideal

A hospedagem é crucial para tornar a viagem mais cômoda e proveitosa.

Saiba o tipo de experiência que quer ter e escolha aquela que melhor atenda suas necessidades. Alugar uma casa ou apartamento lhe dará mais privacidade; hotéis são ótimos para quem quer curtir umas férias com conforto; hostel já é a alternativa dos que priorizam economia e interação.

A localização também deve ser considerada. Fique de olho no acesso que a acomodação dará aos locais que você quer visitar e aos meios de transporte. Quanto melhor localizada, mais tranquilidade terá para se deslocar.

4. Monte um roteiro de viagem

Você não precisa ter todos os seus passos fora do país controlados, mas é bom organizar um roteiro para a viagem. Decida o que quer conhecer e distribua nos dias que têm disponível. Aproveite para verificar as datas de funcionamento das atrações imperdíveis e horários de visitas e tours.

Um roteiro vai otimizar seu tempo, evitar imprevistos e fazer com que seus dias de passeios rendam mais. Além disso, ainda fará com que conheça melhor o país antes mesmo de estar lá.

5. Procure conhecer seu destino

Você escolheu seu destino por um motivo. Então aproveite a curiosidade e admiração que tem por ele e procure conhecê-lo o máximo que puder.

Saber algumas palavras do idioma local é uma ótima pedida para facilitar a comunicação e conhecer pessoas, assim como estar atento à cotação de moedas é importante para escolher a melhor alternativa de câmbio.

Esse também é o momento de pesquisar sobre as melhores formas de se manter conectado lá. Verifique as tarifas de sua operadora de celular e analise a possibilidade de adquirir um pacote de roaming. Muitas vezes, adquirir um chip internacional ao chegar no destino é uma alternativa mais econômica. Nesse caso, veja quais são as operadoras do país e as opções de planos.

Viajar para o exterior é sempre um acontecimento que propicia momentos incríveis e aprendizados para toda a vida. Com essas dicas de viagem internacional, a preparação para a experiência têm tudo para ser mais leve.

E você, como gosta de se organizar para uma viagem? Conta pra gente nos comentários!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *