5 segredos para organizar as malas para viagens internacionais

Viajar é sempre uma alegria. Fazer as malas, porém, pode não ser muito divertido. Na maioria das vezes, é motivo de dúvidas. Especialmente em viagens ao exterior, que requerem conhecimento do que é permitido, do que deve ser evitado, de como acomodar os itens e assim por diante.

Neste post, contamos alguns segredos para quem está arrumando as malas para uma viagem internacional. Quer saber quais são eles? Então, continue com a gente e leia até o fim!

1. Faça uma lista

Fazer uma lista é o primeiro passo. Com ela, é mais fácil lembrar de todos os itens — e, com a mala pronta, dá para conferir o que foi ou não incluído. A primeira lista, provavelmente, será bem simples, mas com o tempo é possível definir até as quantidades de cada artigo. E vale sempre arquivá-la para a próxima viagem.

As características do destino são essenciais na hora de criar essa lista. O clima, a época do ano, os tipos de passeios a serem feitos, a duração e o estilo da viagem (há passeios mais informais que outros, por exemplo) e outras informações relacionadas — quanto mais dados, melhor.

2. Priorize o conforto

Lembre-se de priorizar o conforto ao escolher as roupas e os calçados que vai levar. O ideal é optar por peças básicas: além de facilitar as combinações, é possível repeti-las ao longo da viagem. Isso significa que se ocupa menos espaço, mas mantêm-se as possibilidades de aparecer bem nas fotos — que é o que importa, certo?!

Quando selecionar as peças para a lista, lembre-se do clima no destino. Se houver chance de nevar, é essencial adicionar itens apropriados (ou estar preparado para comprá-los lá) e, se for para regiões litorâneas, não se esqueça dos trajes de banho e seus acessórios. Afinal, não dá para sair de casa e passar frio ou calor por falta de planejamento, não é mesmo?

3. Pense na bagagem de mão

Levar uma bagagem de mão é uma boa estratégia, pois ajuda a estar pronto para imprevistos — como extravios, atrasos de conexões, adiamentos de voos e outros. Antes de prepará-la, é importante conhecer as regras da companhia aérea para tamanho e peso desse item: em geral, varia de 5 a 10Kg.

Nessa bagagem, leve um kit de higiene (com desodorante, escova de dente, creme dental e outros itens que compõem sua necessaire, como cremes e até medicamentos — que devem ter, no máximo, 100ml de conteúdo cada), computador, tablet, carregador de celular e câmera fotográfica.

Além disso, inclua uma troca de roupa, três peças de roupas íntimas e um casaco. Assim, caso a mala principal fique temporariamente perdida, é possível chegar ao destino com tranquilidade, tomar um banho, se trocar e já colocar os pés na rua para passear!

4. Confira o limite de peso

Existem limites de peso para a bagagem principal. Confira o limite e quantidade de malas com a sua companhia aérea, pois o peso permitido pode variar de 23 kg a 32 kg por mala e a quantidade de malas pode variar de acordo com o voo e classe escolhida. O peso não pode ser combinado se uma estiver mais leve e a outra ultrapassar o limite — por isso, o ideal é já chegar ao aeroporto com o peso adequado, para não precisar fazer rearranjos de última hora.

Para manter-se dentro do limite, é importante escolher bem as peças a levar. Não faz sentido incluir itens que não terá oportunidade de usar, certo? Até porque isso significa carregar peso extra à toa. Então, pense em ter peças suficientes para, no máximo, 15 dias: se for ficar mais tempo, lave-as e recombine os looks.

5. Organize os itens

Organizar os itens em saquinhos deixa tudo em ordem e ainda poupa espaço. Se forem sacos a vácuo, melhor ainda: eles diminuem o volume dos itens. No fundo da mala, posicione os sapatos e as calças, que são mais pesados, e deixe os itens mais leves por cima.

Sempre que estiver arrumando as malas, coloque essas dicas em prática. Elas vão ajudá-lo a fazer uma organização de forma mais eficiente. Ah, e não se esqueça de deixar um espaço para as compras feitas no destino — afinal, é quase impossível voltar para casa sem um suvenir!

Agora que já sabe como arrumar as malas, venha descobrir quais são os documentos essenciais em viagens ao exterior. Boa leitura!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *