Documentos para viagem: quais os essenciais para o exterior?

Viajar para o exterior é sempre um momento muito esperado. Entretanto, em meio aos preparativos que antecedem a experiência em outro país, um detalhe costuma preocupar: os documentos para viagem. Cada destino possui suas próprias exigências para entrada de estrangeiros e é importante que o viajante esteja preparado.

A boa notícia é que organizar a documentação não é uma tarefa tão difícil quanto parece. Pesquisando e procurando conhecer o local que visitará, sua viagem tem tudo para começar bem desde a imigração. Para ajudar, selecionamos os documentos essenciais que precisam de sua atenção. Confira!

Passaporte

Entre os documentos para viagem, o passaporte é o principal. É preciso tê-lo em mãos no momento de fazer qualquer viagem internacional. A única exceção à regra fica por conta da maioria dos países da América do Sul. Se um deles for o destino, é necessário ter em mãos apenas o RG em bom estado e com foto atualizada.

O passaporte brasileiro é emitido pela Polícia Federal e os processos de agendamento e confecção podem ter prazos um pouco demorados. Sendo assim, não deixe para tirá-lo em cima da hora.

Visto

Alguns países exigem um visto prévio que deve ser apresentado na hora de passar pela imigração. É o caso dos Estados Unidos e Austrália, por exemplo. Esse visto é tirado ainda no Brasil e os trâmites vão depender do local de destino da viagem.

Já para viagens ao continente europeu, o visto de turismo não é necessário. O mesmo acontece com nossos vizinhos sul-americanos e até mesmo com alguns países da Ásia, como a Tailândia. Verifique sempre se o lugar do seu interesse possui ou não essa exigência.

Carteira de vacinação

Lembra da Tailândia, citada ali em cima? Para conseguir conhecer suas belas praias, o certificado de vacinação contra febre amarela e cartão de vacina são obrigatórios. O surto de febre amarela no Brasil, inclusive, fez aumentar a quantidade de países que estabelecem a necessidade dessa comprovação.

Austrália, Cuba, Colômbia e Egito são mais alguns dos muitos locais onde há a obrigação. Pesquise sobre o seu destino para se antecipar.

Seguro de viagem

Obrigatório ou não, fazer um seguro de viagem é altamente recomendado. É sempre uma boa opção conhecer novos lugares com a certeza de que está prevenido quanto a despesas médicas e hospitalares.

Atualmente, existem diversas seguradoras que oferecem esse tipo de serviço. Mas atente-se aos planos na hora de escolher. Para a Europa, por exemplo, é imprescindível que a cobertura mínima seja de 30 mil euros.

Algumas bandeiras de cartão de crédito oferecem o seguro gratuitamente, vale observar se a sua é uma delas.

Comprovantes financeiros e de hospedagem

Por conta da imigração ilegal, países como os da América do Norte e Europa têm um controle muito exigente na entrada de estrangeiros. Por isso, é crucial que esteja munido de documentos que comprovem condições financeiras e a intenção de não permanecer no país.

Para fazer isso, basta reunir comprovante de hospedagem e extrato de cartão de crédito ou pré-pago. Ter dinheiro em espécie na quantidade proporcional à duração da viagem também é ideal.

Passagem de volta

Essa é mais uma garantia de que seus planos não incluem permanecer no país de forma ilegal, então não deixe de comprá-la junto com a de ida. Se você for questionado sobre a passagem e não tiver uma para mostrar, há chances de que nem saia do aeroporto.

É bom lembrar que a passagem não precisa ser necessariamente com destino ao Brasil. Se estiver em uma viagem longa, que abrange mais países, basta apresentar aquela do seu próximo destino. O importante é garantir a partida.

Com os documentos para viagem em mãos, todo o processo de chegada ao país fica mais tranquilo. Com tranquilidade, dá para aproveitar muito mais, não é mesmo? Vale a pena dar a devida importância a eles.

Gostou do artigo? Então que tal conferir agora os 5 passos para planejar uma viagem internacional?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *